top of page

Ultrassonografia Peniana com Doppler e Ereção Induzida

Autor: Dr. Luís Novaes

​​

Como especialista em medicina sexual masculina, com formação em um dos renomados hospitais de Nova York, destaco a extrema relevância do ultrassom de doppler peniano com indução de ereção como o exame mais preciso e conclusivo para avaliar a disfunção erétil. Minha experiência nessa técnica foi aprimorada durante o período de especialização, sob a mentoria de uma das principais autoridades mundiais em medicina sexual masculina.

A importância desse exame não pode ser subestimada, pois um diagnóstico errado pode levar a tratamentos inadequados, como cirurgias de prótese peniana desnecessárias. Por isso, é essencial que o ultrassom seja realizado por um profissional especializado, que possua o conhecimento e habilidades necessárias para realizar o exame e interpretar os resultados de forma precisa.

Durante o procedimento, utilizamos uma medicação específica para induzir a ereção, após a aplicação do medicamento é realizado o escaneamento das artérias penianas e a avaliação do fluxo sanguíneo. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar mais de uma dose da medicação, seguindo um protocolo de redosagem, para garantir que alcancemos a melhor ereção possível e, assim, obtermos um diagnóstico correto e um tratamento individualizado para cada paciente.

É fundamental compreender que a disfunção erétil pode ter causas diversas e que cada paciente requer uma abordagem personalizada para alcançar os melhores resultados. Com o ultrassom de doppler peniano com indução de ereção, tenho a confiança de fornecer um diagnóstico preciso e oferecer aos meus pacientes o tratamento mais adequado para melhorar sua saúde sexual e qualidade de vida.

Referências: 

  1. Nascimento, B., Miranda, E. P., Terrier, J. E., Carneiro, F., & Mulhall, J. P. (2020). A Critical Analysis of Methodology Pitfalls in Duplex Doppler Ultrasound in the Evaluation of Patients With Erectile Dysfunction: Technical and Interpretation Deficiencies. J Sex Med, 17(8), 1416–1422.

  2. Aversa, A., Crafa, A., Greco, E. A., Chiefari, E., Brunetti, A., & La Vignera, S. (2021). The penile duplex ultrasound: How and when to perform it? Andrology, 9(5), 1457–1466.

  3. Carneiro, F., Saito, O. C., & Miranda, E. P. (2020). Standardization of penile hemodynamic evaluation through color duplex-doppler ultrasound. Rev Assoc Med Bras (1992), 66(9), 1180–1186

Comments


bottom of page